Washington, D.C., EUA, 27 de fevereiro de 2025, Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz que espera chegar em breve a um acordo com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy sobre os direitos de recursos minerais na Ucrânia. Trump diz que isso serviria como compensação pela ajuda de defesa dos EUA.
Trump disse: “Eu me encontrarei com o presidente Zelenskyy, na verdade, ele pode vir esta semana ou na próxima semana para assinar o acordo. Os acordos em que estamos trabalhando agora, eles estão muito perto de um acordo final.”
Um alto funcionário da Casa Branca disse na semana passada que Trump estava frustrado porque os dois lados ainda não haviam chegado a um acordo. Ele chamou Zelenskyy de “ditador sem eleições”.
A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Olga Stefanishyna, diz que as negociações entre os dois lados têm sido construtivas, com quase todos os detalhes principais finalizados e que eles podem em breve assinar um acordo em Washington.
Enquanto isso, o presidente russo Vladimir Putin disse que existem reservas no que ele chama de “novos territórios” ou “territórios históricos” da Rússia, referindo-se às quatro regiões ucranianas agora controladas por Moscou.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am

