Washington, 24 de fevereiro de 2025 (JST) – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA estão “bem perto” de fechar um acordo com a Ucrânia que daria ao país acesso aos recursos minerais ucranianos em troca da ajuda militar fornecida. A declaração foi feita por Trump durante um evento político conservador próximo a Washington no sábado (24).
Trump explicou que o governo dos Estados Unidos pretende recuperar o dinheiro gasto em ajuda militar à Ucrânia, considerando que seria “injusto” que o país não tivesse algo em troca. Ele declarou que os Estados Unidos estão buscando “terras raras, petróleo, tudo o que pudermos obter.”
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, também se manifestou sobre o assunto em um artigo publicado no Financial Times, afirmando que a proposta dos Estados Unidos é que a receita recebida pelo governo ucraniano de recursos naturais e outros ativos seja destinada a um fundo para a reconstrução e desenvolvimento a longo prazo da Ucrânia. Bessent também explicou que os Estados Unidos teriam direitos econômicos e de governança sobre esses investimentos futuros.
Nos últimos dias, Trump tem se mostrado frustrado com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, chamando-o de “ditador sem eleições”, aparentemente devido à falta de um acordo com Kiev sobre os recursos minerais da Ucrânia.
Alguns veículos de mídia dos EUA sugerem que um acordo entre as duas nações poderia ajudar a aliviar as tensões entre os dois líderes.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am