Washington, EUA, 17 de fevereiro de 2025 (Agência Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, argumentou, na última quinta-feira (13), que os impostos sobre valor agregado (IVA) e os subsídios de exportação podem ser justificativas para a imposição de tarifas recíprocas por parte de Washington. A medida, que visa equilibrar o comércio internacional, foi formalizada com a assinatura de um plano que permitirá aos EUA igualar tarifas impostas por outros países aos produtos americanos.
Em uma postagem nas redes sociais no sábado (15), Trump criticou a forma como os Estados Unidos têm sido tratados ao longo dos anos, tanto por países aliados quanto por adversários. “Por muitos anos, os EUA têm sido tratados de forma injusta por outros países, tanto amigos quanto inimigos”, disse o presidente. Ele também afirmou que as tarifas recíprocas trarão imediatamente justiça e prosperidade de volta ao sistema comercial.
O plano de tarifas recíprocas, segundo Trump, pode ser aplicado não apenas aos impostos diretos sobre as mercadorias, mas também a barreiras comerciais não tarifárias que impedem a entrada de produtos americanos em mercados estrangeiros ou dificultam o funcionamento de empresas dos EUA nesses países. “Se um país considera que nossas tarifas são altas, tudo o que eles têm a fazer é reduzir ou terminar com as tarifas contra nós”, afirmou Trump.
O presidente dos EUA ainda destacou que a política de tarifas recíprocas visa garantir que as práticas comerciais sejam mais equitativas, oferecendo uma forma de pressionar na negociação com outros países para que eles adotem condições mais justas de comércio.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am