Washington, EUA, 21 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando um novo acordo comercial de largo espectro com a China, que incluiria, além de maiores investimentos chineses em produtos americanos, questões de segurança nuclear. A proposta foi mencionada em um relatório do The New York Times (quarta-feira, 19), que ouviu assessores atuais e anteriores do presidente.
Segundo a publicação, Trump expressou seu interesse em um pacto que não só ampliasse a compra de produtos americanos pela China, mas também abordasse temas estratégicos, como a segurança de armas nucleares. O presidente dos EUA teria discutido a ideia de tratar esses assuntos diretamente com o presidente chinês Xi Jinping, de maneira pessoal.
Além disso, o governo Trump anunciou, no início de fevereiro, um aumento de 10% sobre as tarifas de todas as importações chinesas. Em resposta, o governo chinês começou a aplicar tarifas adicionais sobre produtos americanos, como carvão e gás natural liquefeito, a partir de 10 de fevereiro.
A proposta de permitir mais investimentos de fábricas chinesas nos EUA, no entanto, pode gerar divisões internas na administração de Trump, especialmente devido a preocupações com a segurança nacional. Fontes dentro da Casa Branca, como o secretário de Estado Marco Rubio e o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz, expressaram preocupações sobre o impacto potencial de tais investimentos.
Em uma entrevista durante o voo de volta em seu avião presidencial, Trump afirmou que a possibilidade de um novo acordo comercial com a China não está descartada: “É possível”, disse ele.
- Monte Fuji recebe primeira neve da temporada - 24 de outubro de 2025 9:20 am
- Trump cancela cúpula com Putin e impõe sanções contra gigantes do petróleo russo - 24 de outubro de 2025 9:14 am
- China aprova diretrizes para plano quinquenal 2026–2030 - 24 de outubro de 2025 8:50 am












