Washington D.C., Estados Unidos, 28 de Fevereiro de 2025, Associated Press – O presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou ao Departamento de Comércio que investigue um aumento nas importações de cobre como um risco à segurança nacional e pode aplicar tarifas sobre o metal.
Trump assinou a ordem na terça-feira (25). O objetivo é impulsionar a produção doméstica e reduzir a dependência da China e de países latino-americanos como o Chile.
O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse: “As tarifas ajudarão a reconstruir nossa indústria americana de cobre e fortalecer nossa defesa nacional. As indústrias americanas dependem do cobre e elas devem ser feitas na América. Sem isenções. Sem exceções. American First cria empregos americanos e protege nossa segurança nacional. É hora do cobre voltar para casa.”
O metal é essencial na fabricação de defesa e na construção de infraestrutura de energia. Também é amplamente utilizado em baterias de veículos elétricos e data centers para serviços de IA.
O governo Trump diz que tomará uma decisão sobre as tarifas com base na investigação. Não forneceu detalhes sobre o tamanho e o cronograma das taxas que estão sendo consideradas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am