Washington, Estados Unidos – 16 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência Reuters – Pesquisadores dos Estados Unidos relataram que três veterinários, que tratavam de gado, apresentaram sinais de infecção pelo vírus da gripe aviária H5, apesar de não terem tido contato direto com animais infectados. O estudo, conduzido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outros, foi divulgado na quinta-feira (13).
Em setembro do ano passado, a equipe de pesquisadores coletou amostras de sangue de 150 veterinários que trabalhavam com gado nos EUA e analisou os resultados. Três dos profissionais tinham anticorpos para o vírus H5, indicando uma infecção recente. No entanto, nenhum dos três veterinários apresentou sintomas típicos da gripe aviária, como dificuldades respiratórias ou olhos vermelhos.
Embora os veterinários não tivessem contato com gado infectado ou suspeito de gripe aviária, um dos profissionais havia trabalhado com aves infectadas. Esse caso levanta preocupações sobre o risco de transmissão do vírus da gripe aviária entre espécies diferentes.
O CDC ressaltou que o risco para o público em geral permanece baixo, mas os pesquisadores estão pedindo uma vigilância mais rigorosa dos profissionais expostos ao gado, a fim de garantir uma avaliação adequada dos riscos. O surto de gripe aviária nos EUA teve início no ano passado, principalmente entre produtores de leite e de aves, com 68 casos confirmados até agora, além de uma morte relacionada à doença.
- Armênia aprova negociações para ingressar na União Europeia - 27 de março de 2025 11:00 am
- Programa japonês de treinamento para o Corpo de Paz da ONU completa 10 anos - 27 de março de 2025 10:53 am
- Zelenskyy e Macron defendem cessar-fogo sem condições russas - 27 de março de 2025 10:15 am