Kuala Lumpur, Malásia, 4 de fevereiro de 2025 (Agência Bernama) – O ex-primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, reuniu-se com o premiê da Malásia, Anwar Ibrahim, após ser nomeado assessor informal da ASEAN durante a presidência rotativa do bloco pelo país em 2025.
O encontro aconteceu no dia 2 de fevereiro, nos arredores de Kuala Lumpur, e incluiu discussões sobre a crise em Mianmar, um dos desafios mais urgentes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Em uma publicação nas redes sociais, Anwar afirmou que solicitou o apoio de Thaksin em dezembro, reconhecendo sua experiência como estadista e sua influência política na região.
Após um autoexílio de 17 anos, Thaksin retornou à Tailândia em agosto de 2023, depois de ser deposto por um golpe militar em 2006. Atualmente, ele responde a acusações de difamação da monarquia tailandesa e precisou de autorização judicial para deixar o país e participar da reunião na Malásia.
Embora não ocupe nenhum cargo oficial no governo tailandês, Thaksin tem ampliado sua presença no cenário político, tanto nacional quanto internacional. A nomeação de Thaksin como conselheiro informal da ASEAN sinaliza um esforço da Malásia para fortalecer a diplomacia regional e buscar soluções para a crise humanitária e política em Mianmar.
As informações foram divulgadas pela Bernama, a agência nacional de notícias da Malásia, que acompanha os desdobramentos da presidência malaia da ASEAN e suas iniciativas para lidar com questões geopolíticas na região.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am