Kaohsiung, Taiwan, 27 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência AFP – O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou que as Forças Armadas da China instalaram uma zona de treinamento de tiro perto de Taiwan, sem aviso prévio. O ministério classificou a ação como uma ameaça à segurança de voos internacionais e à navegação comercial.
Na manhã desta quarta-feira (26), as autoridades de defesa de Taiwan detectaram 32 aeronaves e drones militares chineses operando em áreas próximas à ilha. Algumas das aeronaves realizaram exercícios conjuntos de prontidão de combate com navios de guerra chineses. O ministério afirmou que a China notificou as autoridades taiwanesas por meio de uma transmissão de rádio sobre a instalação da zona de treinamento, situada a cerca de 70 quilômetros da costa de Kaohsiung e Pingtung, em águas internacionais.
O governo taiwanês condenou a atitude como uma provocação direta à segurança e à estabilidade regional, além de uma violação das normas internacionais. Este incidente ocorre após o anúncio da Austrália, na semana passada, de que exercícios militares chineses realizados em águas internacionais entre a Austrália e a Nova Zelândia forçaram aeronaves comerciais a serem desviadas.
A crescente presença militar chinesa na região tem gerado tensões, com Taiwan alertando para o aumento das ameaças à sua soberania e segurança.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am