Fremantle, Austrália Ocidental, Austrália, 26 de fevereiro de 2025, Australian Associated Press – O famoso quebra-gelo japonês Shirase fez uma escala na Austrália, transportando membros de sua expedição de pesquisa na Antártida.
Ele atracou no porto de Fremantle no domingo (23) para recarregar suprimentos e substituir pessoal.
O navio partiu do Japão em novembro do ano passado e operou em águas perto da Antártida e na Estação Syowa, a base de pesquisa antártica do país.
Na terça-feira (25), alunos de escolas locais foram convidados a bordo da embarcação para aprender sobre as descobertas da expedição.
Eles tocaram em amostras de gelo trazidas da Antártida.
Uma estudante disse: “Foi muito legal tocar no gelo, porque é muito antigo e eu nunca pensei que tocaria em algo tão antigo antes.”
A equipe da expedição diz que a temperatura média em torno da Base Syowa em janeiro – verão na Antártida – é de menos 0,8 graus Celsius.
Mas durante esta viagem, a equipe diz que houve dias em que a temperatura chegou perto de 10 graus Celsius com gelo e neve ao redor da base derretendo.
Shirase conduzirá novamente pesquisas na geleira de Totten, que é uma das maiores da Antártida, mas está derretendo cada vez mais.
Harada Naomi, líder da 66ª Expedição de Pesquisa Antártica Japonesa, disse: “Se a geleira de Totten estiver derretendo, tudo estará derretendo, o nível do mar, o nível global do mar aumentará cerca de 4 metros. Portanto, é um impacto muito grande para as pessoas no mundo.”
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am