Moscou, Rússia, 20 de fevereiro de 2025, Sputnik – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou nesta quarta-feira (19) que os presidentes Vladimir Putin e Xi Jinping realizarão visitas recíprocas ao longo de 2025, com datas já previstas.
Lavrov revelou durante um discurso na Duma de Estado que o presidente russo Putin visitará a China entre o final de agosto e o início de setembro deste ano. Sua visita coincidirá com as comemorações do 80º aniversário da vitória sobre o militarismo japonês e o fim da Segunda Guerra Mundial, um evento significativo para a história das duas nações.
Por sua vez, o presidente chinês Xi Jinping visitará a Rússia em maio, coincidentemente com os eventos do Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio, que marca a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista. As visitas recíprocas são vistas como um gesto de reafirmação dos estreitos laços políticos, econômicos e diplomáticos entre Rússia e China.
A visita de Putin à China e a de Xi à Rússia têm como objetivo reforçar ainda mais as relações estratégicas entre os dois países, que têm intensificado sua cooperação em diversos campos nos últimos anos.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am