Tóquio, Japão, 10 de fevereiro de 2025, Agência Kyodo – O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, afirmou que a aquisição da US Steel pela Nippon Steel deve ser vista como um investimento estratégico e não como uma simples compra da empresa americana. A declaração foi feita no domingo (9) durante um programa de debates da NHK, onde Ishiba comentou sua primeira reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O premiê japonês destacou que é fundamental manter uma relação próxima com Trump para garantir um canal de diálogo contínuo. Ele considerou que o encontro em Washington foi positivo graças ao esforço de várias pessoas envolvidas.
A compra da US Steel pela Nippon Steel foi bloqueada em janeiro pelo então presidente Joe Biden, que alegou preocupações com a segurança nacional. Trump também se posicionou contra a aquisição durante sua campanha presidencial. No entanto, Ishiba enfatizou que o mais importante para Trump é que a US Steel continue sendo uma empresa americana e produtora de aço de alta qualidade.
Em relação à possibilidade de Trump anunciar novas tarifas ainda nesta semana, Ishiba alertou que uma abordagem baseada na exclusão e exploração de um lado sobre o outro não é sustentável. Ele questionou se há alguma disputa comercial significativa entre Japão e Estados Unidos que justificaria o aumento de tarifas, ressaltando que o tema dos automóveis japoneses não foi discutido no encontro.
O primeiro-ministro também revelou que Trump não solicitou um aumento adicional nos gastos com defesa por parte do Japão.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am