Bangcoc, Tailândia, 19 de fevereiro de 2025 (Kyodo News) — Autoridades tailandesas se reuniram com representantes de 18 países, incluindo o Japão, para discutir estratégias de combate aos golpes de call center provenientes de Mianmar. O encontro aconteceu na segunda-feira (17) e visou coordenar esforços para lidar com o aumento de fraudes envolvendo cidadãos estrangeiros em centros de golpes próximos à fronteira.
A reunião foi convocada após a prisão de 260 estrangeiros em custódia protetiva no oeste da Tailândia, na semana passada. As vítimas, oriundas de 20 países e regiões, são suspeitas de terem sido forçadas a trabalhar em centros de fraude em Mianmar.
Entre os temas discutidos estava como identificar se pessoas resgatadas de centros de fraude também são criminosos, fingindo ser vítimas. A polícia tailandesa informou que continuará investigando o caso e que as autoridades colaborarão com as embaixadas para repatriar as vítimas para seus países de origem.
Durante o encontro, foi revelado que um estudante japonês de 17 anos, resgatado no mês passado, foi forçado a trabalhar em uma gangue japonesa especializada em fraudar idosos. As autoridades tailandesas alertaram que, desde o golpe militar de 2021 em Mianmar, grupos de criminosos estrangeiros têm se proliferado na região, forçando muitos estrangeiros a cometer crimes de fraudes.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am

