Vílnius, Lituânia, 10 de fevereiro de 2025, Agência Reuters – Os países bálticos Estônia, Letônia e Lituânia desconectaram-se no sábado (8) da rede elétrica controlada pela Rússia, encerrando décadas de dependência energética de Moscou.
As três nações foram anexadas pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial e permaneceram sob seu domínio por cerca de 50 anos. Desde que ingressaram na União Europeia e na OTAN em 2004, os estados bálticos vêm trabalhando para reduzir sua dependência da Rússia no setor energético.
No sábado (8), autoridades da Lituânia intensificaram a segurança em torno de uma nova instalação de energia, enviando helicópteros militares e veículos de patrulha para prevenir possíveis ações de sabotagem.
A transição dos países bálticos para as redes elétricas da Europa continental deve ser concluída até domingo (9), consolidando a independência energética da região. O ministro da Energia da Lituânia, Zygimantas Vaiciunas, declarou que essa mudança é um marco simbólico e histórico para os países bálticos. “Agora estamos nos tornando totalmente independentes”, afirmou.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am