Pequim, China, 9 de fevereiro de 2025 – Kyodo News – A China dará início, nesta segunda-feira (10), à imposição de tarifas adicionais sobre produtos dos Estados Unidos, uma medida considerada uma resposta às novas tarifas aplicadas pelo governo do presidente Donald Trump sobre produtos chineses.
Entre as medidas anunciadas, Pequim informou que aplicará uma tarifa de 15% sobre o carvão e o gás natural liquefeito dos EUA. Além disso, será cobrada uma tarifa de 10% sobre produtos como petróleo bruto, máquinas agrícolas e automóveis com grandes motores.
Essas tarifas adicionais podem aumentar ainda mais as tensões comerciais entre os dois países e, caso a situação evolua para uma guerra comercial mais intensa, a economia global será inevitavelmente afetada. Especialistas do mercado estão atentos, especulando sobre a possibilidade de as duas potências realizarem negociações para evitar uma escalada do conflito econômico.
A questão agora é se Washington e Pequim irão buscar uma solução diplomática para impedir que o ambiente comercial se deteriore ainda mais, prejudicando os mercados e ampliando os impactos na economia mundial.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















