Kanazawa, Japão, 7 de fevereiro de 2025 (Japan Meteorological Agency) – A chegada da maior massa de ar frio da temporada provocou uma intensa queda de neve ao longo da costa do Mar do Japão no último sábado (8). O fenômeno trouxe acúmulo de neve até mesmo para regiões planas do centro e oeste do Japão, onde a neve é normalmente rara, como as cidades de Gifu e Shiga.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, as precipitações de neve devem continuar até o final da noite de sábado, afetando principalmente a região costeira do Mar do Japão e as áreas montanhosas. O relatório aponta que, durante o período de seis horas até as 17h de sábado, 21 centímetros de neve caíram na cidade de Kusatsu, na província de Gunma; 18 centímetros em Daisen, na província de Tottori; e 17 centímetros em Nikko, na província de Tochigi.
A tempestade ganhou força na província de Niigata e na região de Hokuriku já na noite de sexta-feira (7), resultado de uma nova onda de frio que se abateu sobre o Japão. Em diversas áreas, o acúmulo de neve ultrapassou a média sazonal, com 3 metros de neve já registrados em Uonuma, em Niigata, e em Tadami, na província de Fukushima.
No entanto, o fenômeno também surpreendeu regiões onde a neve é mais incomum. Em Sekigahara, na província de Gifu, o acúmulo chegou a 13 centímetros até as 17h, enquanto em Hikone, na província de Shiga, foram registrados 9 centímetros. Cidades como Nagoya e Kyoto também apresentaram alguns centímetros de neve.
Previsões de neve persistente e recomendações de segurança
A previsão para o domingo (9) indica que a neve continuará a cair intensamente, especialmente nas regiões costeiras do Mar do Japão e nas áreas montanhosas. Acúmulos de até 70 centímetros de neve são esperados nas montanhas do Tohoku, enquanto até 60 centímetros podem ser acumulados em Niigata e na região Kanto-Koshin. Já nas províncias de Gifu e Kinki, a expectativa é de 50 centímetros de neve.
Além das intensas quedas de neve, rajadas de vento fortes e mares agitados também são previstos, com condições climáticas que podem afetar o tráfego, provocar quedas de energia elétrica e aumentar o risco de deslizamentos de neve. As autoridades meteorológicas alertam a população para os perigos do clima severo, incluindo tempestades de neve, alta intensidade de ondas, quedas de árvores e possíveis descargas elétricas causadas pelos ventos fortes.
- EUA e Reino Unido firmam novo acordo comercial - 9 de maio de 2025 11:15 am
- Bill Gates promete doar fortuna até 2045 - 9 de maio de 2025 11:08 am
- Ucrânia denuncia 700 violações da trégua por Moscou - 9 de maio de 2025 11:02 am