9.6 C
Kóka
segunda-feira, 17 março, 2025 12:44: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Navios dos EUA cruzam Estreito de Taiwan pela primeira vez na nova administração Trump

Primeira missão naval desde a posse de Donald Trump, gerando tensões na região.

Tóquio, Japão, 13 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência NHK – O Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos anunciou que dois de seus navios de guerra atravessaram o Estreito de Taiwan, em uma missão considerada a primeira desde a posse do presidente Donald Trump no mês passado. A travessia foi realizada entre segunda-feira (10) e quarta-feira (12) desta semana.

O destróier de mísseis guiados USS Ralph Johnson, da classe Arleigh Burke, e o navio de pesquisa USNS Bowditch, da classe Pathfinder, realizaram o que foi descrito como um “transporte rotineiro” de norte a sul pelo estreito. De acordo com o comando, travessias de navios através do Estreito de Taiwan têm ocorrido há muitos anos, sendo uma prática comum, uma vez que todos os países têm liberdade de navegação nas águas internacionais.

A ação, no entanto, gerou uma resposta firme da China. O Comando do Teatro Leste, responsável pela segurança da região, incluindo Taiwan, declarou que o movimento dos EUA “enviou sinais errados” e aumentou os riscos de segurança na área. Em resposta, o Comando afirmou que suas unidades estão prontas para defender a soberania nacional da China e garantir a paz e estabilidade regional.

Além disso, a China Central Television informou que unidades do Comando do Teatro Leste realizaram exercícios militares nas águas ao redor da principal ilha de Taiwan, com prontidão para entrar em combate caso necessário. A Força Aérea Chinesa também teria realizado patrulhas na região.

A estratégia de enviar embarcações pelos estreitos de Taiwan parece ser uma tentativa da administração Trump de reafirmar a liberdade de navegação nas águas disputadas, em um momento de crescente tensão entre os dois países. Durante uma ligação antes da posse de Trump, o presidente chinês, Xi Jinping, havia advertido o novo líder dos EUA a lidar com a questão de Taiwan com cautela, destacando a importância do tema para a soberania da China.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img