Hiroshima, Japão – 11 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Kyodo – O Museu Memorial da Paz de Hiroshima registrou um número recorde de visitantes, superando pela segunda vez consecutiva o total do ano anterior. Desde o início do atual ano fiscal, em abril de 2024, o museu recebeu 1,984 milhão de pessoas, superando em mais de 2.000 visitantes o recorde de 2023. Com quase dois meses restantes até o final do ano fiscal, a expectativa é que o número continue a crescer.
Localizado dentro do Parque da Paz de Hiroshima, o museu preserva cerca de 22.000 itens que narram os danos causados pela bomba atômica de 1945, incluindo objetos de pessoas que perderam suas vidas. O diretor do museu, Ishida Yoshifumi, atribui o aumento no número de visitantes à crescente percepção mundial de que o ambiente de segurança internacional está se tornando mais instável e que a paz está sendo ameaçada.
O museu, que atraiu mais atenção global desde a realização da cúpula do G7 em Hiroshima em 2023, tem sido um local de reflexão para aqueles preocupados com a proliferação de armas nucleares. “O movimento pela abolição nuclear está ganhando força”, disse Ishida, lembrando que o grupo japonês de sobreviventes da bomba atômica, Nihon Hidankyo, recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado.
Ishida também observou que, apesar do aumento da conscientização, há uma crescente apreensão mundial sobre o uso de armas nucleares, o que reflete as tensões geopolíticas atuais. Ele conclamou mais pessoas a visitarem o museu para conhecer de perto a realidade das bombas atômicas e refletir sobre o impacto devastador da guerra nuclear.
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am
- Proposta dos EUA busca estender cessar-fogo em Gaza até abril - 16 de março de 2025 7:39 am