Munique, Alemanha, 17 de fevereiro de 2025 (NHK) – Os ministros das Relações Exteriores do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul reuniram-se em Munique para fortalecer os laços trilaterais e abordar conjuntamente questões de segurança na região. Este encontro marca a primeira reunião entre os três desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump.
O ministro japonês, Iwaya Takeshi, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro sul-coreano, Cho Tae-yul, concordaram que uma cooperação mais estreita é essencial para promover a paz e a prosperidade tanto regional quanto globalmente.
Durante as discussões, os diplomatas expressaram firme oposição a tentativas unilaterais de alterar o status quo pela força ou coerção no Indo-Pacífico, com uma atenção particular às atividades da China. Reafirmaram também a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.
As preocupações com os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte foram destacadas, especialmente em relação à crescente cooperação militar entre Pyongyang e Moscou. Os ministros comprometeram-se a trabalhar juntos para a desnuclearização da Península Coreana.
Além disso, discutiram o fortalecimento da cooperação energética, incluindo o aproveitamento do gás natural liquefeito dos EUA para garantir a segurança energética na região.
Ao final do encontro, foi emitida uma declaração conjunta resumindo os principais pontos discutidos e reafirmando o compromisso dos três países com a cooperação trilateral em prol da segurança e estabilidade regionais.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am