Tóquio, Japão, 24 de fevereiro de 2025, Agência Meteorológica do Japão – A forte massa de ar frio continua a provocar queda de neve ao longo da costa do Mar do Japão, e mais neve é esperada até segunda-feira (24), afetando principalmente as regiões Hokuriku e Chugoku. Além disso, áreas no interior das regiões Kinki e Shikoku também devem enfrentar acúmulos significativos de neve.
O fenômeno é causado por um padrão de pressão de inverno que mantém uma massa de ar frio intensa sobre a região. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a quantidade de neve acumulada já superou a média de anos anteriores em várias localidades.
Até as 11h de domingo (23), a espessura da neve alcançou 5,08 metros na região de Sukayu, em Aomori, 3,80 metros em Uonuma, Niigata, 1,44 metros em Aomori, 20 centímetros em Wajima, Ishikawa, e 19 centímetros em Hikone, Shiga. Em Hirosaki, Aomori, a neve atingiu 1,6 metros, o maior valor já registrado.
A previsão é de que o padrão de pressão de inverno continue até segunda-feira (26), provocando intensificação das nevascas entre as regiões Hokuriku e Chugoku, especialmente da noite de domingo para segunda-feira. Uma convergência da massa de ar polar do Mar do Japão, conhecida como JPCZ, deve se formar nas áreas entre a baía de Wakasa e a região de Sanin, acelerando o acúmulo de neve.
A previsão também indica que áreas do interior das regiões Kinki e Shikoku, que normalmente registram pouca neve, poderão enfrentar grandes volumes. Nos próximos 24 horas, espera-se que a neve atinja até 70 centímetros em Niigata, 50 centímetros nas regiões Tohoku, Kinki e Hokuriku, 30 centímetros nas regiões Tokai e Chugoku, 20 centímetros em Hokkaido e Kanto-Koshin, e 15 centímetros em Shikoku.
Para o período de 24 horas até terça-feira (25), a expectativa é de até 40 centímetros em Niigata e Kinki, 30 centímetros em Hokuriku e 15 centímetros em Shikoku.
As autoridades meteorológicas do Japão alertam para possíveis interrupções no tráfego, deslizamentos de neve, quedas de neve de telhados, quedas de árvores e apagões devido ao peso da neve. Também há risco de relâmpagos, ventos fortes e até tornados. A população deve permanecer atenta e tomar precauções necessárias.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am