Tóquio, Japão, 20 de fevereiro de 2025, Reuters – Uma pesquisa revelou que mais de 70% dos refugiados ucranianos no Japão desejam permanecer no país por um longo período. A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro do ano passado pela Nippon Foundation, que oferece suporte aos evacuados ucranianos no Japão, com a participação de 887 pessoas.
A pesquisa foi conduzida em um momento significativo, com a segunda-feira (24) marcando três anos desde o início da invasão russa na Ucrânia. Quando questionados sobre a vontade de retornar à Ucrânia, 44,4% dos entrevistados afirmaram que querem permanecer no Japão pelo maior tempo possível. Outros 27,1% disseram que pretendem ficar até que a situação na Ucrânia se estabilize.
A Nippon Foundation oferece um subsídio anual de um milhão de ienes (aproximadamente 6.600 dólares) para os refugiados ucranianos, com duração de até três anos. No entanto, a fundação anunciou que a ajuda financeira será encerrada a partir deste mês, dependendo da data de entrada dos refugiados no Japão.
Até o final de janeiro, a Agência de Serviços de Imigração informou que havia 1.982 refugiados ucranianos vivendo no Japão. A questão do apoio financeiro para suas despesas de vida e o emprego continua sendo um desafio.
Samarukha Oleksandr, um estudante do ensino médio que se refugiou na província de Nagasaki, no sudoeste do Japão, compartilhou sua experiência. Inicialmente, ele não entendia japonês e não conseguia participar das aulas e testes. Ele expressou gratidão aos professores e amigos que o ajudaram e revelou seus planos de ingressar na universidade local em abril, com o objetivo de se tornar comissário de bordo no futuro.
- Projeto Happy Gol confirma presença no JEBRA 2025 para arrecadação de chuteiras e calçados - 17 de março de 2025 1:44 am
- Japão reafirma apoio à recuperação e paz na Ucrânia - 16 de março de 2025 7:58 am
- Líder do ISIS é morto em ataque aéreo no Iraque - 16 de março de 2025 7:51 am