Washington, Estados Unidos, 8 de fevereiro de 2025 (Kyodo News) – O Ministério da Defesa do Japão realizou testes com um novo míssil hipersônico nos Estados Unidos, como parte de sua estratégia para reforçar a defesa de ilhas remotas. O Hyper Velocity Gliding Projectile (HVGP) foi testado quatro vezes entre agosto do ano passado e janeiro deste ano, e os lançamentos ocorreram conforme o planejado.
O HVGP é considerado difícil de ser interceptado e tem sido desenvolvido desde o ano fiscal de 2018. O governo japonês pretende finalizar os testes e implantar o sistema em 2026. Imagens divulgadas pelo ministério mostram o míssil sendo disparado a partir de uma plataforma terrestre.
Além do HVGP, o Japão trabalha no desenvolvimento de uma versão aprimorada do míssil Type-12, com alcance estimado de 1.000 quilômetros, e em um outro míssil hipersônico capaz de atingir velocidades superiores a cinco vezes a do som.
Autoridades japonesas avaliam a possibilidade de utilizar essas armas em eventuais contra-ataques durante situações de emergência.
- ‘Conselho Nacional’ do Japão realiza primeira reunião - 27 de fevereiro de 2026 4:28 am
- Número de mortos sobe para 48 após temporais em Minas Gerais - 27 de fevereiro de 2026 12:31 am
- Bangkok testa táxis aquáticos elétricos em seus canais - 27 de fevereiro de 2026 12:20 am


















