Kiev, Ucrânia, 3 de fevereiro de 2025 – Agência Ukrinform – O enviado especial dos Estados Unidos para a Ucrânia e Rússia, Keith Kellogg, sugeriu que a Ucrânia realize eleições presidenciais após um cessar-fogo inicial com a Rússia. A proposta foi discutida nos últimos dias por Kellogg e outros funcionários da Casa Branca, segundo fontes ouvidas pela agência Reuters.
Kellogg afirmou em entrevista à Reuters que eleições presidenciais e parlamentares, suspensas durante a guerra com a Rússia, “precisam ser realizadas”. Ele destacou que “a maioria das nações democráticas realiza eleições em tempos de guerra”, enfatizando a importância do processo para a legitimidade do governo.
A proposta surge em um momento delicado, com o presidente russo, Vladimir Putin, questionando a legitimidade do atual presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. A Ucrânia adiou as eleições presidenciais previstas para o ano passado, citando a lei marcial e outros motivos relacionados ao conflito.
Fontes relataram que o vencedor das eleições presidenciais, caso realizadas, poderia ser responsável por negociar um acordo de longo prazo com Moscou. No entanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não apresentou medidas concretas para encerrar a invasão russa na Ucrânia, apenas sugerindo a possibilidade de tarifas e sanções adicionais contra a Rússia.
A proposta de Kellogg gera debates sobre a viabilidade de eleições em um país em guerra e o impacto que isso teria nas negociações de paz. Enquanto isso, a Ucrânia continua a enfrentar desafios significativos em meio ao conflito prolongado.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am