Pequim, China, 13 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Xinhua – A China revelou nesta quarta-feira (12) o nome de seu rover para a missão lunar tripulada que faz parte do ambicioso programa de exploração espacial do país. O rover será chamado “Tansuo”, que significa “Exploração” em chinês, e estará presente na missão para enviar astronautas à Lua até 2030. A China Manned Space Agency (CMSA) informou que o rover está em fase de desenvolvimento de protótipo, com o programa de exploração lunar já em andamento.
A meta da China é rivalizar com o projeto Artemis dos Estados Unidos, que visa a exploração internacional da Lua e também a presença de astronautas no satélite natural até o final desta década. O rover “Tansuo” será uma parte fundamental da missão e será responsável por explorar a superfície lunar, com um veículo de dois assentos, que permitirá que os astronautas desçam e se desloquem pela superfície da Lua.
Durante um vídeo transmitido pela estatal China Central Television, gráficos computadorizados mostraram o rover sendo liberado da cápsula de pouso, pronto para iniciar sua jornada de exploração. O projeto de exploração lunar da China tem ganhado destaque no cenário internacional, especialmente após promessas feitas por líderes como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a missão Artemis não ficaria atrás da concorrência de outras nações, incluindo a China.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am