Washington D.C., Estados Unidos, 27 de Fevereiro de 2025, Associated Press – A Casa Branca diz que o governo do presidente Donald Trump decidirá quais veículos de comunicação terão permissão para acessar as coletivas do presidente.
Atualmente, jornalistas da White House Correspondents’ Association (Associação de Correspondentes da Casa Branca) se revezam na cobertura do presidente no Salão Oval, a bordo do Air Force One e em outros eventos.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse a repórteres na terça-feira (25): “Um grupo seleto de jornalistas baseados em DC não deve mais ter um monopólio sobre o privilégio do acesso da imprensa na Casa Branca.”
Ela disse: “Indo em frente, o pool de imprensa da Casa Branca será determinado pela equipe de imprensa da Casa Branca.”
Leavitt acrescentou que “veículos de mídia legados” ainda terão permissão para participar, e “novas vozes serão bem-vindas”, como serviços de streaming.
A White House Correspondents’ Association emitiu uma declaração dizendo: “Esta medida destrói a independência de uma imprensa livre nos Estados Unidos” e que “Em um país livre, os líderes não devem ser capazes de escolher seu próprio corpo de imprensa.”
A Casa Branca proibiu a Associated Press de cobrir eventos de notícias presidenciais por se recusar a se referir ao Golfo do México como o Golfo da América.
A AP abriu um processo, alegando que a proibição viola a Constituição dos EUA.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am