Sapporo, Hokkaido, Japão, 5 de fevereiro de 2025, NHK – Especialistas em meteorologia alertam que as nevascas em Hokkaido, no norte do Japão, podem se tornar mais frequentes e intensas caso o aquecimento global continue avançando.
A região já enfrenta uma temporada de neve recorde, especialmente na área de Tokachi. No inverno de 2021 para 2022, Sapporo registrou uma nevasca de 60 centímetros em apenas 24 horas, um recorde para a cidade.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa Meteorológica do Japão analisaram o impacto do aquecimento global comparando simulações climáticas com e sem elevação da temperatura após a Revolução Industrial. Os resultados indicam que a ocorrência de tempestades de neve severas, antes consideradas eventos raros, pode se tornar até 1,4 vezes mais frequente.
O fenômeno ocorre porque o aumento da temperatura dos oceanos gera maior evaporação, resultando em mais umidade na atmosfera. Como os invernos de Hokkaido são rigorosos, essa umidade extra tende a se transformar em neve ao invés de chuva.
Os cientistas alertam que, caso a tendência de aquecimento continue, Hokkaido poderá enfrentar tempestades de neve extremas anualmente, tornando essencial que os moradores estejam preparados para eventos climáticos inesperados.
- Coreia do Norte enviou mais 3 mil soldados à Rússia em janeiro e fevereiro de 2025 - 28 de março de 2025 8:47 am
- Andhra Pradesh busca investimentos japoneses - 28 de março de 2025 8:35 am
- Coreia do Norte prioriza drones e IA para modernização militar - 28 de março de 2025 8:00 am