Kiev, Ucrânia, 16 de janeiro de 2025, NHK – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, publicou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (14), no qual afirma ser o interrogatório de um soldado norte-coreano capturado pelas tropas ucranianas. A gravação mostra o prisioneiro relatando como foi capturado e os detalhes sobre seu treinamento militar.
O soldado, que aparece na gravação visivelmente ferido, relata que não se lembra exatamente de como foi capturado. Ele conta que ficou ferido durante uma batalha e, sem poder se mover, ficou sozinho por cerca de três a cinco dias antes de ser encontrado e transportado pelas tropas ucranianas.
Ele também menciona que os documentos russos com os quais foi enviado não possuíam foto e que não se lembra do nome neles, embora tenha observado que não era o seu nome.
Durante o interrogatório, o soldado explica um protocolo de treinamento no qual foi instruído a mostrar uma imagem de uma casa ou de uma arma caso prisioneiros ucranianos fossem capturados. Caso o prisioneiro escolhesse a imagem da casa, seria liberado. Se optasse pela arma, seria levado para cativeiro.
O prisioneiro também afirmou que nem ele nem outros membros de sua unidade haviam capturado soldados ucranianos.
Em sua declaração, Zelenskyy afirmou que o mundo conhecerá a verdade completa sobre como a Rússia tem utilizado esses soldados, que cresceram em um completo vazio informativo, desconhecendo qualquer detalhe sobre a Ucrânia, sendo usados apenas para expandir a guerra.
Esse vídeo gerou reações globais e reforça o contexto de uma guerra marcada por complexas alianças e alianças políticas, além das tensões entre potências globais.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















