Pequim, China, 11 de janeiro de 2025, Financial Times – O presidente chinês, Xi Jinping, decidiu enviar um enviado de alto nível para a cerimônia de posse de Donald Trump, que ocorrerá no próximo dia 20 de janeiro. A medida visa diminuir as tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China, em meio a um cenário de atrito comercial.
De acordo com o Financial Times, fontes familiarizadas com as negociações afirmaram que Pequim comunicou à equipe de transição de Trump que um alto funcionário substituirá Xi Jinping no evento. Embora o convite tenha sido feito diretamente ao presidente chinês, ele não participará pessoalmente da cerimônia.
Entre os nomes cogitados para representar a China na posse estão o vice-presidente Han Zheng e o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi. Além disso, alguns conselheiros de Trump sugeriram que Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês e um dos auxiliares mais próximos de Xi, fosse o escolhido para a missão diplomática. A presença de qualquer um desses altos funcionários seria inédita, já que a China tradicionalmente envia apenas seu embaixador em Washington para eventos dessa natureza.
A decisão ocorre em um momento crítico, em que Pequim busca suavizar as relações com Washington, especialmente considerando as perspectivas de uma intensificação nas tensões comerciais. Trump já sugeriu que aumentará as tarifas sobre as importações chinesas após sua posse, o que agrava a preocupação de Beijing com o futuro das negociações comerciais entre as duas potências.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am