Ícone do site Radio Shiga

Vendas de publicações impressas caem no Japão em 2024

Tóquio, Japão, 29 de janeiro de 2025 (Kyodo News) – As vendas de publicações impressas no Japão registraram queda em 2024, enquanto as publicações digitais continuaram a crescer, segundo estimativas do Instituto de Pesquisa para Publicações.

As vendas combinadas de livros, revistas e outros materiais impressos e digitais somaram cerca de 1,57 trilhão de ienes (aproximadamente 10,1 bilhões de dólares), representando uma redução de 1,5% em relação a 2023. Este é o terceiro ano consecutivo de declínio no setor.

Os títulos impressos tiveram uma queda estimada de 5,2%, totalizando pouco mais de 1 trilhão de ienes (6,5 bilhões de dólares). Tanto os livros quanto as revistas apresentaram redução nas vendas, embora as livrarias físicas tenham registrado um leve aumento na movimentação. Contudo, o fechamento de muitas lojas contribuiu para o declínio geral.

Por outro lado, categorias como literatura, “mockumentaries”, mistérios e outras ficções que imitam não-ficção tiveram destaque, assim como livros educacionais e sobre negócios, que também se mantiveram populares.

As vendas de publicações digitais cresceram 5,8%, atingindo 566 bilhões de ienes (3,6 bilhões de dólares). Os mangás digitais foram o principal motor desse crescimento, dobrando em relação aos níveis pré-pandemia de 2019. O instituto atribui esse sucesso às estratégias de vendas adotadas pelas distribuidoras, que colaboraram com editoras para oferecer lançamentos antecipados e obras originais, atraindo ainda mais leitores.

Esses números refletem a transição gradual do mercado japonês para o digital, alinhando-se às tendências globais e às mudanças nos hábitos de consumo.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile