Washington, Estados Unidos, 29 de janeiro de 2025 (FOX News) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na segunda-feira (27) uma ordem executiva que pode restringir a participação de pessoas transgênero nas Forças Armadas do país.
A medida afirma que “expressar uma falsa ‘identidade de gênero’ divergente do sexo biológico não atende aos rigorosos padrões necessários para o serviço militar”. Trump também instruiu o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a elaborar orientações para a plena implementação da ordem.
Especialistas apontam que a decisão pode levar à exclusão de milhares de militares transgênero atualmente em serviço. Durante o governo anterior, liderado pelo ex-presidente Joe Biden, pessoas transgênero foram autorizadas a ingressar nas Forças Armadas. Estima-se que entre 9 mil e 14 mil militares transgênero façam parte do Exército dos EUA.
Na semana passada, Trump já havia assinado outra ordem executiva que reconhece apenas dois sexos – masculino e feminino – no âmbito governamental, o que gerou críticas de grupos de direitos humanos e defensores da comunidade LGBTQIA+.
A nova política representa um marco na gestão de Trump, marcando um retrocesso nas medidas inclusivas adotadas anteriormente pelo governo Biden. Grupos de defesa dos direitos civis indicam que devem levar a questão aos tribunais.
- Trump anuncia tarifas de 25% sobre carros importados - 20 de fevereiro de 2025 6:10 am
- Homem é condenado a 10 anos por ataque contra o ex-primeiro-ministro Kishida - 20 de fevereiro de 2025 6:03 am
- Soldado norte-coreano capturado na Ucrânia revela desinformação - 20 de fevereiro de 2025 5:37 am