Washington, DC, Estados Unidos, 29 de janeiro de 2025 (NHK News) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para o desenvolvimento de um novo sistema de defesa antimísseis, chamado “American Iron Dome”, com o objetivo de proteger o território norte-americano contra ameaças aéreas.
A ordem foi uma das quatro relacionadas à defesa assinadas por Trump a bordo do Air Force One durante seu retorno da Flórida para Washington, na segunda-feira (27). O presidente descreveu o projeto como a versão americana do sistema de defesa aérea Iron Dome, desenvolvido por Israel.
De acordo com o texto da ordem, o objetivo é enfrentar a ameaça de ataques por mísseis balísticos, hipersônicos, de cruzeiro e outras tecnologias avançadas, que continuam a representar um risco catastrófico para os Estados Unidos. No entanto, detalhes sobre o cronograma de construção ou implementação do sistema ainda não foram especificados.
Em discurso na Flórida no domingo (26), Trump destacou que o projeto será inteiramente produzido nos Estados Unidos. “Tudo será fabricado aqui no país, 100%”, afirmou o presidente, ressaltando a importância de estimular a indústria de defesa americana enquanto fortalece a segurança nacional.
Especialistas apontam que o novo sistema de defesa pode trazer avanços significativos na proteção contra ameaças aéreas, além de impulsionar economicamente o setor industrial do país. O governo espera que o “American Iron Dome” simbolize um novo marco na estratégia de defesa dos Estados Unidos.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am