Wajima, Ishikawa, Japão, 15 de janeiro de 2025 (NHK News) – Após dois anos de interrupção devido a um terremoto no centro do Japão, a tradicional cerimônia de Ano-Novo foi retomada na cidade de Wajima, localizada na Península de Noto.
O ritual, que tem séculos de história e é registrado como patrimônio cultural intangível pela UNESCO, envolve dois meninos representando um casal divino conhecido como “mensama”. Vestindo máscaras que simbolizam marido e esposa, os jovens percorrem as residências da cidade para afastar má sorte e trazer bênçãos.
Na manhã de terça-feira (14), os participantes foram purificados em um santuário local antes de iniciar o ritual em Wajimazaki, uma das áreas mais afetadas pelo terremoto de Ano-Novo do ano passado. Apesar dos destroços ainda visíveis, o casal divino visitou as casas, purificando as entradas com ramos sagrados e sendo calorosamente recebido pelos moradores.
Um residente de 76 anos, que participou do evento, expressou sua gratidão pela retomada da tradição. “Estou feliz que o ritual possa ser realizado novamente. Rezo pelo progresso na reconstrução e pelo retorno da vida tranquila que tínhamos antes do terremoto”, disse ele.
A cerimônia é uma importante herança cultural para Wajima, passando de geração em geração e reafirmando a resiliência da comunidade em tempos de adversidade. O retorno do ritual simboliza um novo capítulo para a cidade e um passo em direção à recuperação total.
- Presidente sul-coreano classifica Japão como parceiro-chave - 17 de junho de 2025 5:42 am
- Trump se opõe a plano israelense para matar Khamenei - 17 de junho de 2025 4:43 am
- Chaleira gigante de cobre é destaque na Expo de Osaka - 17 de junho de 2025 4:37 am