Tóquio, Japão, 10 de janeiro de 2025, NHK – O ex-primeiro-ministro do Japão, Suga Yoshihide, e o senador norte-americano Bill Hagerty confirmaram o compromisso de fortalecer a aliança bilateral entre Japão e Estados Unidos durante uma reunião realizada em Washington na quarta-feira (8).
Suga e Hagerty, que já foi embaixador dos EUA no Japão durante a administração de Donald Trump, conversaram por cerca de 30 minutos. O encontro antecede o funeral de Estado do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, que será realizado nesta quinta-feira (10), e no qual Suga representará o Japão como enviado especial do primeiro-ministro Ishiba Shigeru.
Na reunião, Suga expressou suas condolências em nome do governo japonês pela morte de Carter, enquanto Hagerty agradeceu pela presença do ex-premiê na cerimônia.
Com a iminente posse do presidente eleito Donald Trump, Suga enfatizou a importância de continuar elevando a parceria entre Japão e Estados Unidos a novos patamares. Hagerty, por sua vez, garantiu que trabalhará incansavelmente para apoiar o fortalecimento da aliança.
A colaboração entre Japão e EUA continua sendo um pilar fundamental para a estabilidade e segurança na região do Indo-Pacífico, e os líderes reforçaram sua determinação em manter os laços estreitos entre os dois países.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am