2 C
Kóka
sexta-feira, 24 janeiro, 2025 1:35: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Salários reais no Japão caem pelo 4º mês seguido

Alta no custo de vida anula ganhos históricos nos salários básicos.

Tóquio, Japão, 10 de janeiro de 2025, NHK News – Dados divulgados pelo governo japonês mostram que os trabalhadores no Japão enfrentaram uma queda nos salários reais ajustados pela inflação em novembro, marcando o quarto mês consecutivo de retração.

Embora o salário-base tenha crescido no ritmo mais rápido das últimas três décadas, os preços crescentes de bens e serviços continuam a corroer os ganhos obtidos pelos trabalhadores.

Segundo o Ministério do Trabalho, os salários reais médios caíram 0,3% em termos nominais em relação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa foi realizada em cerca de 30.000 empresas com, no mínimo, cinco funcionários.

O rendimento médio mensal, que inclui salário-base e horas extras, atingiu 305.832 ienes (aproximadamente 1.930 dólares), representando um aumento de 3% em relação a novembro do ano passado. Este é o 35º mês consecutivo de alta nos ganhos totais.

O salário-base, especificamente, subiu 2,7%, alcançando 265.082 ienes (cerca de 1.670 dólares), o maior aumento registrado em 32 anos.

Funcionários do Ministério do Trabalho afirmam que as negociações anuais de reajuste salarial entre empresas e sindicatos têm mostrado resultados positivos. No entanto, a alta no custo de vida continua a impactar o poder de compra dos consumidores, criando desafios para a recuperação econômica.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img