Tóquio, Japão, 29 de janeiro de 2025 (Kyodo) – Os prefeitos de Hiroshima e Nagasaki, Matsui Kazumi e Suzuki Shiro, respectivamente, visitaram nesta terça-feira (28) a Embaixada dos Estados Unidos em Tóquio para fazer um pedido formal ao presidente Donald Trump: uma visita às suas cidades, que sofreram os ataques atômicos durante a Segunda Guerra Mundial.
Durante o encontro de cerca de 20 minutos com a encarregada de negócios interina da embaixada, Katherine Monahan, os prefeitos enfatizaram a importância de o presidente dos EUA visitar os locais afetados pela bomba atômica, com o objetivo de aprofundar sua compreensão sobre os impactos desses ataques e liderar a luta por um mundo livre de armas nucleares.
Monahan, de acordo com relatos, expressou que as esperanças dos sobreviventes das bombas atômicas e o desejo das duas cidades por um mundo sem armas nucleares são fundamentais para o futuro da humanidade. Ela destacou que o ano de 2025 seria um momento ideal para a visita, pois marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
A encarregada de negócios prometeu levar a solicitação dos prefeitos ao presidente Trump, que, segundo ela, poderia considerar essa visita como uma forma de reforçar o compromisso dos EUA com a paz e o desarmamento nuclear.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















