Ottawa, Canadá, 12 de janeiro de 2025 (Agência Canadense de Notícias) – O Partido Liberal do Canadá anunciou que realizará uma eleição de liderança em 9 de março para definir o sucessor de Justin Trudeau como líder do partido e, possivelmente, como primeiro-ministro do país. A decisão vem dias após Trudeau declarar que deixará os cargos devido à queda em sua popularidade.
Trudeau, que lidera o governo desde 2015, afirmou na segunda-feira (6) que seu afastamento ocorre em meio a um cenário de desafios crescentes, como a inflação elevada e outras questões que impactaram sua avaliação junto aos eleitores.
Entre os nomes apontados pela mídia canadense como principais candidatos para sucedê-lo estão Chrystia Freeland, ex-vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, e Mark Carney, ex-governador do Banco Central do Canadá. Freeland deixou abruptamente seus cargos no mês passado, após divergências internas com Trudeau, enquanto Carney é visto como uma figura experiente e de prestígio.
O próximo líder enfrentará um cenário desafiador, incluindo negociações com o governo de Donald Trump, que deve assumir a presidência dos Estados Unidos novamente. Trump já anunciou planos de impor tarifas de 25% sobre todas as importações do Canadá, caso o país não tome medidas para interromper o fluxo de “crimes e drogas” na fronteira.
Trudeau, em entrevista à CNN na quinta-feira (9), alertou que essas tarifas poderiam tornar “tudo o que os consumidores americanos compram do Canadá significativamente mais caro”, mencionando produtos como petróleo, gás e madeira, que são grandes itens de exportação canadense.
A transição de liderança no Partido Liberal será acompanhada de perto, já que o próximo líder terá que lidar com um cenário político e econômico desafiador, tanto no âmbito doméstico quanto internacional.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am