Washington, D.C., Estados Unidos, 22 de janeiro de 2025 (Associated Press) – O Senado dos Estados Unidos confirmou de forma unânime Marco Rubio como secretário de Estado na administração do recém-empossado presidente Donald Trump.
Rubio é o primeiro nomeado para o gabinete de Trump a obter a aprovação da Câmara Alta, com a votação ocorrendo na segunda-feira (20).
Nascido nos Estados Unidos em uma família de imigrantes cubanos, Rubio anteriormente atuou como senador pelo estado da Flórida. Reconhecido por sua postura linha-dura em relação à China, ele criticou severamente o país por suas políticas de direitos humanos. Durante uma audiência no dia 15 de janeiro, Rubio reafirmou sua posição firme contra Pequim.
Como secretário de Estado, Rubio deve se encontrar com políticos e dignitários internacionais que estão visitando Washington por ocasião da posse de Trump, incluindo o ministro das Relações Exteriores do Japão, Iwaya Takeshi.
A confirmação de Rubio reflete a prioridade do novo governo em estabelecer uma política externa robusta e, ao mesmo tempo, promover alianças estratégicas com parceiros internacionais. Observadores políticos esperam que ele desempenhe um papel fundamental na agenda diplomática de Trump, especialmente em questões relacionadas ao comércio e segurança global.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am