Aceh, Indonésia, 8 de janeiro de 2025 (NHK) – Autoridades indonésias confirmaram que 264 refugiados da minoria muçulmana Rohingya desembarcaram na província de Aceh. Os refugiados, divididos em dois barcos, foram encontrados no domingo (5) e transferidos na segunda-feira (6) para um abrigo administrado pela Agência da ONU para Refugiados (UNHCR).
De acordo com um relatório publicado pela UNHCR em novembro de 2024, mais de 2.400 Rohingyas chegaram às províncias indonésias de Aceh e Sumatra do Norte desde novembro de 2023. O órgão destacou que, devido às condições favoráveis do mar entre novembro e março, a migração por barco se intensifica nesse período.
Os Rohingyas enfrentam uma crise humanitária severa, fugindo da perseguição militar em Mianmar. Desde 2017, centenas de milhares buscaram refúgio em Bangladesh, mas muitos tentam seguir viagem em embarcações precárias para alcançar outros países, já que não podem retornar a Mianmar.
A chegada desses refugiados ressalta a contínua necessidade de apoio internacional para resolver a situação dos Rohingyas e garantir proteção e condições dignas para aqueles que arriscam suas vidas em busca de segurança.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am