Tóquio, Japão, 15 de janeiro de 2025 (JAXA) – A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) está desenvolvendo um sistema inovador que utilizará imagens de satélite para avaliar rapidamente os danos causados por terremotos e outros desastres naturais. O objetivo é fornecer dados cruciais para as operações de resgate em áreas afetadas.
O programa está sendo elaborado para permitir uma avaliação detalhada e em tempo real dos danos em qualquer parte do Japão, com uma análise individualizada de cada edifício danificado. Para isso, os pesquisadores da JAXA planejam treinar o sistema com cerca de 200.000 arquivos de dados sobre as casas destruídas pelos fortes terremotos que atingiram a região sudoeste do Japão em 2016. O sistema será capaz de comparar imagens de satélite tiradas antes e depois do desastre, oferecendo uma visão clara do impacto da calamidade.
A previsão é que o sistema esteja em operação prática nos próximos anos, possibilitando uma resposta imediata. Durante o terremoto na Península de Noto no início de 2024, por exemplo, o bloqueio de estradas impediu que as equipes de recuperação obtivessem rapidamente uma visão completa dos danos. Kawakita Shiro, do Centro de Aplicações e Operações de Satélites da JAXA, afirmou que o incidente gerou frustração por não poder fornecer informações úteis de forma mais ágil.
A JAXA está empenhada em desenvolver essa tecnologia para garantir uma resposta mais rápida e eficaz a desastres naturais, minimizando os danos e auxiliando na recuperação das áreas afetadas.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am