Tóquio, Japão, 17 de janeiro de 2025 (Agência Kyodo) – O governo japonês inaugurou uma nova missão independente e nomeou um embaixador exclusivo para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), marcando um passo significativo no fortalecimento das relações entre o Japão e a aliança militar.
Desde 2018, o Japão mantinha uma representação supervisionada pela embaixada japonesa na Bélgica, onde fica a sede da OTAN. No entanto, o lançamento de uma missão independente reflete a crescente importância das parcerias estratégicas em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia e outras preocupações de segurança global.
Na quarta-feira (15), Izawa Osamu foi oficialmente empossado como embaixador da nova missão ao entregar suas credenciais ao secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. Com isso, o Japão se torna o primeiro parceiro da região Indo-Pacífico a contar com um embaixador em tempo integral na OTAN, superando países como Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
A aliança militar destacou que a inauguração da missão japonesa é uma demonstração tangível da parceria de longa data entre o Japão e a OTAN. Ambos compartilham preocupações com o aumento do poderio militar da China e suas atividades desestabilizadoras na região Indo-Pacífico, além de um interesse comum em preservar a estabilidade e a ordem global.
Ao estabelecer essa representação, o Japão reforça seu compromisso com a segurança internacional e abre caminho para um relacionamento ainda mais próximo com a OTAN, em um contexto geopolítico cada vez mais desafiador.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am