Jacarta, Indonésia, 12 de janeiro de 2025 (Kyodo News) — Os primeiros-ministros do Japão, Ishiba Shigeru, e da Indonésia, Prabowo Subianto, concordaram em fortalecer a cooperação em segurança e realizar uma reunião conjunta entre seus ministros das Relações Exteriores e da Defesa ainda este ano. O acordo foi firmado durante um encontro de cúpula no Palácio Presidencial de Bogor, próximo à capital indonésia, no sábado (11).
Durante a reunião de cerca de duas horas, Ishiba destacou as semelhanças entre os dois países, ambos nações marítimas, e ressaltou a necessidade de equilibrar suas relações com os Estados Unidos e a China. Frente às crescentes atividades marítimas da China, os líderes reconheceram a importância de fortalecer uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito e de intensificar a cooperação bilateral no setor de segurança.
Como parte dos esforços conjuntos, o Japão se comprometeu a fornecer embarcações rápidas de patrulha à Indonésia por meio de seu programa de Assistência Oficial de Segurança, destinado a equipar países aliados com suporte e equipamentos de defesa.
Outro ponto de destaque foi o compromisso de retomar as reuniões entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países, interrompidas desde 2021. Os líderes também reafirmaram a cooperação em áreas como gestão de desastres naturais, fornecimento estável de energia e desenvolvimento de recursos humanos.
O Japão prometeu enviar especialistas à Indonésia para ajudar na implementação de um programa de merenda escolar, uma aspiração expressa pelo presidente Prabowo.
Em coletiva de imprensa conjunta, Ishiba destacou a importância estratégica do Sudeste Asiático como centro de crescimento global em um contexto internacional cada vez mais complexo. Ele reafirmou o compromisso do Japão de trabalhar em parceria com a Indonésia para promover uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
Prabowo, por sua vez, ressaltou o desejo de seu país de manter boas relações com todas as nações e blocos econômicos, como Japão, Estados Unidos, Europa, além de ser membro do BRICS, que inclui China e Rússia.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am