Tóquio, Japão, 16 de janeiro de 2025, NHK – Os ministros das Relações Exteriores do Japão e das Filipinas reafirmaram, nesta quarta-feira (15), o compromisso de continuar cooperando na área de segurança marítima por meio do quadro trilateral que inclui os Estados Unidos. O encontro entre o chanceler japonês, Iwaya Takeshi, e seu homólogo filipino, Enrique Manalo, ocorreu em Manila.
Com o aumento das atividades marítimas da China na região como pano de fundo, os dois ministros concordaram em dar continuidade ao programa japonês de Assistência Oficial de Segurança (OSA, na sigla em inglês). O objetivo da iniciativa é aprofundar a cooperação em segurança com países de ideais semelhantes, fornecendo equipamentos essenciais.
Além disso, foi definido que um diálogo estratégico em nível vice-ministerial será realizado ainda este ano, em Manila, para discutir questões de segurança e fortalecer os laços bilaterais.
Durante uma coletiva de imprensa posterior ao encontro, os chanceleres destacaram os avanços na relação trilateral entre Japão, Filipinas e Estados Unidos. Eles ressaltaram a importância de manter uma comunicação contínua com a nova administração norte-americana que assumirá em breve.
O ministro Iwaya planeja comparecer à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na próxima semana, fortalecendo ainda mais os laços entre os três países.
- Tiroteio em escola no Canadá deixa ao menos nove mortos - 11 de fevereiro de 2026 9:07 pm
- Festival de Neve de Sapporo encerra edição com grande público - 11 de fevereiro de 2026 9:02 pm
- Ministro japonês discute primeira fase de investimento nos EUA - 11 de fevereiro de 2026 8:16 pm
















