Pequim, China, 18 de janeiro de 2025 (NHK) – O Japão e a China concordaram em intensificar as discussões para suspender o embargo chinês à importação de carne bovina japonesa, que já dura mais de duas décadas.
O ministro japonês da Agricultura, Silvicultura e Pesca, Eto Taku, encontrou-se na sexta-feira (17) com o ministro chinês da Agricultura e Assuntos Rurais, Han Jun, em Pequim. Eto está em visita oficial à capital chinesa desde quarta-feira (15).
O embargo foi imposto em 2001 após um surto da doença da vaca louca (BSE) no Japão. Em 2019, os dois países assinaram um acordo sobre segurança no comércio de carnes para retomar as importações. No entanto, Pequim ainda não tomou medidas para implementar o acordo.
Eto afirmou aos repórteres que as discussões, antes estagnadas, foram retomadas, e destacou a atitude positiva demonstrada pela China durante as conversas. Segundo ele, os avanços representam um passo significativo para o retorno das exportações de carne bovina japonesa ao mercado chinês.
Na quinta-feira (16), Eto também se reuniu com o vice-ministro Wang Lingjun, da Administração Geral de Alfândegas da China, para solicitar a retomada das importações de frutos do mar japoneses, suspensas desde 2023.
As negociações destacam o compromisso mútuo de estreitar laços comerciais e superar desafios bilaterais relacionados à segurança alimentar.
- Polícia de Tóquio prende homem por exploração infantil - 8 de novembro de 2025 4:12 am
- Casos de gripe no Japão mais que dobram em uma semana - 8 de novembro de 2025 3:17 am
- Padre filipino recebe Prêmio Ramon Magsaysay 2025 - 8 de novembro de 2025 3:11 am
















