Tóquio, Japão, 11 de janeiro de 2025, NHK – A Japan Airlines (JAL) apresentou uma aeronave equipada com uma nova tecnologia de superfície conhecida como “pele de tubarão”. O objetivo é reduzir as emissões de carbono através de melhorias na eficiência aerodinâmica.
De acordo com a JAL, a pintura externa do avião possui “riblets”, finas ranhuras tão pequenas quanto um fio de cabelo humano, que ajudam a diminuir a resistência do ar. Essas estruturas cobrem cerca de 20% da superfície externa da aeronave.
Desde 2022, a companhia tem trabalhado em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e outras empresas para desenvolver a tecnologia. Em testes demonstrativos, as “riblets” reduziram o consumo anual de combustível em 119 toneladas por aeronave em rotas entre o Japão e a Alemanha.
Os primeiros aviões com a nova tecnologia começarão a operar na Europa em janeiro. “Acreditamos que essa tecnologia é bastante eficaz para melhorar a eficiência de combustível das aeronaves existentes”, afirmou Ogata Takahiro, integrante do projeto. Ele acrescentou que a empresa pretende expandir a área da aplicação da pintura.
A All Nippon Airways (ANA), concorrente direta da JAL, já utiliza desde setembro do ano passado uma aeronave de carga com película semelhante. A ANA anunciou que também introduzirá a tecnologia em voos internacionais de passageiros na próxima primavera.
Além dessas inovações, ambas as companhias estão investindo na substituição do combustível convencional por combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), buscando alcançar voos com emissões líquidas zero.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am