Nova York, Estados Unidos, 1 de janeiro de 2025 — Associated Press – O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, emitiu nesta segunda-feira (1) um “aviso final” aos rebeldes Houthis, do Iêmen, para que cessem seus ataques contra o território israelense. A declaração foi feita durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, convocada para discutir a escalada de tensões entre as partes.
Os ataques aéreos israelenses na capital iemenita, Sanaa, e outros alvos dos Houthis na última quinta-feira (26), foram uma resposta direta aos lançamentos de mísseis balísticos que atingiram Tel Aviv, a principal cidade comercial de Israel.
Durante a sessão, os participantes do Conselho condenaram os ataques dos Houthis, que têm realizado operações com mísseis e drones contra comunidades israelenses há mais de um ano, segundo Danon. Ao mesmo tempo, demonstraram preocupação com as ações aéreas de Israel e pediram a ambas as partes que diminuam as hostilidades.
Em sua fala, Danon foi enfático: “Não clamem por desescalada quando estamos nos defendendo. Este é seu aviso final. Não é uma ameaça, mas uma promessa.” Ele ainda alertou os Houthis, citando exemplos de grupos e líderes que enfrentaram retaliações severas por tentar destruir Israel.
Por outro lado, os Houthis declararam que manterão suas operações enquanto os ataques à Faixa de Gaza continuarem, evidenciando um impasse na busca por soluções pacíficas para o conflito.
O Conselho de Segurança segue monitorando a situação, enquanto especialistas temem que os confrontos possam se transformar em um conflito de maiores proporções na já instável região do Oriente Médio.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am