Tóquio, Japão, 17 de janeiro de 2025 (Agência Kyodo) – Os preços de bens comercializados entre empresas no Japão subiram 3,8% em dezembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, informou o Banco do Japão (BOJ). O aumento foi impulsionado principalmente pelos custos mais altos de eletricidade, gás e arroz.
O Índice de Preços ao Produtor (PPI), que mede as variações nos preços praticados entre produtores e distribuidores, manteve o mesmo ritmo de crescimento registrado em novembro (30). De acordo com o BOJ, o custo mais elevado de energia continua sendo um dos principais fatores de pressão inflacionária no setor empresarial.
O arroz teve um aumento significativo nos preços devido à elevação nos custos de fertilizantes e transporte, que foram repassados pelos produtores às empresas compradoras. Além disso, o índice de preços de bens importados, medido em ienes, registrou alta de 1% em dezembro, reflexo de uma desvalorização da moeda japonesa frente ao dólar americano.
No acumulado do ano de 2024, o índice anual registrou um crescimento de 2,3%, marcando uma desaceleração em relação aos 4,4% registrados em 2023. Autoridades do BOJ apontaram a desaceleração no aumento dos preços de alimentos e bebidas e a redução nos custos de combustíveis como fatores que contribuíram para a menor inflação no atacado.
O Banco do Japão informou que continuará monitorando se as empresas repassarão os crescentes custos trabalhistas para os preços de bens e serviços no futuro, o que pode impactar o ritmo inflacionário em 2025.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm

