Tóquio, Japão, 15 de janeiro de 2025 (NHK) – O índice de referência Nikkei 225 da Bolsa de Valores de Tóquio apresentou uma queda expressiva nesta terça-feira (14), recuando 1,8% e encerrando em 38.474 pontos. A queda foi impulsionada pela venda de ações relacionadas ao setor de semicondutores, afetadas por novas restrições anunciadas pelos Estados Unidos.
O mercado japonês retomou as operações após um intervalo de três dias. O declínio acompanhou o movimento negativo do setor tecnológico na Nasdaq em Nova York, onde os investidores venderam ações de empresas de semicondutores após o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, divulgar planos de restrições à exportação de chips avançados usados em inteligência artificial.
Outro fator que contribuiu para a instabilidade foi o rendimento do título público japonês de 10 anos, que atingiu brevemente 1,25%, o maior valor em 13 anos e nove meses. Este movimento reflete a reação do mercado aos dados robustos de emprego divulgados pelos EUA na última sexta-feira (10), que reforçaram a percepção de que o Federal Reserve desacelerará o ritmo de cortes nas taxas de juros.
O aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA também impulsionou os rendimentos dos títulos japoneses, enquanto cresce a especulação sobre a possibilidade de o Banco do Japão anunciar um aumento adicional nas taxas de juros, possivelmente já na próxima semana.
Especialistas apontam que a combinação de fatores externos e expectativas de mudanças na política monetária doméstica está pressionando tanto o mercado acionário quanto o de títulos no Japão, com impacto significativo em setores estratégicos, como o de semicondutores.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am