Hiroshima, Japão – 8 de janeiro de 2025 – Agência Kyodo – Em um movimento simbólico, o co-presidente do Nihon Hidankyo, Mimaki Toshiyuki, reafirmou sua determinação de continuar exigindo a abolição das armas nucleares em 2025, ano que marca o 80º aniversário dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki. O Hidankyo é uma organização que representa os sobreviventes dos bombardeios de 1945 e foi premiada com o Nobel da Paz no ano passado.
Mimaki, acompanhado por membros do grupo da província de Hiroshima, visitou o Parque Memorial da Paz na terça-feira (7) para prestar homenagens às vítimas, colocando flores no cenotáfio que lembra os mortos dos bombardeios. Durante o ato, ele destacou que, apesar da idade avançada dos sobreviventes, o movimento não desistirá de sua luta. “O erro de usar armas nucleares não deve ser repetido”, afirmou ele.
Em declarações posteriores à imprensa, Mimaki comentou sobre a importância das palavras de seu colega de co-presidência, Tanaka Terumi, na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, no mês passado. Segundo Mimaki, o discurso de Tanaka alcançou o mundo, trazendo uma mensagem clara contra o uso de armamentos nucleares.
O co-presidente também alertou sobre o cenário de crescente instabilidade global, com a mudança iminente de presidente nos Estados Unidos e conflitos em algumas regiões. No entanto, ele afirmou sentir que seus predecessores estão incentivando a continuidade dos esforços do Hidankyo.
Além disso, Mimaki e outros membros do grupo têm uma reunião agendada com o primeiro-ministro japonês, Ishiba Shigeru, nesta quarta-feira (8), para pressionar o governo japonês a participar da reunião dos Estados Partes do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares da ONU, marcada para março, ao menos como observador.
O Hidankyo mantém seu compromisso inabalável de promover a paz mundial e impedir que as atrocidades dos bombardeios nucleares se repitam, reforçando a importância de um futuro sem armas nucleares.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am