Gaza, Palestina, 26 de janeiro de 2025 (Agência AFP) – O grupo islâmico Hamas anunciou a liberação de quatro soldados israelenses, todas mulheres, entregues à Cruz Vermelha. Esta foi a segunda rodada de troca de prisioneiros entre Israel e o grupo terrorista Hamas, trazendo o número total de reféns israelenses libertados para sete.
A liberação ocorre no âmbito do cessar-fogo de seis semanas, que teve início no domingo (19). Durante esse período, o Hamas concordou em liberar 33 reféns israelenses em fases. Em troca, Israel se comprometeu a liberar centenas de prisioneiros palestinos, com cerca de 200 sendo libertados no último sábado (25).
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel declarou: “Hoje, saudamos e abraçamos as reféns e suas famílias, que agora se reencontram depois de tanto tempo. Não podemos e não vamos esquecer os 90 reféns que, incluindo mulheres, crianças e homens idosos, ainda se encontram em condições brutais de cativeiro sob Hamas.”
No entanto, o porta-voz também mencionou que o Hamas violou o acordo de cessar-fogo ao não liberar um refém civil, o que gerou uma resposta de Israel. Em retaliação, o país anunciou que os palestinos deslocados não poderão retornar ao norte da Faixa de Gaza neste fim de semana, como estava previsto no acordo.
Desde a implementação do cessar-fogo, que começou no domingo (19), os confrontos foram reduzidos, com exceção de um incidente em que as forças israelenses abriram fogo no centro de Gaza.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am