Washington, D.C., Estados Unidos, 30 de janeiro de 2025 (Japan Standard Time) – Associated Press – Os usuários do Google Maps nos Estados Unidos começaram a ver o Golfo do México identificado como “Golfo da América”. A mudança segue uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump no dia 20 de janeiro, em seu primeiro dia no cargo, e anunciada oficialmente pelo governo dos EUA no dia 24.
O Google explicou, em uma publicação na rede social X na última segunda-feira (27), que a empresa tem uma “prática de longa data de aplicar mudanças de nomes quando estes são atualizados em fontes governamentais oficiais”. A plataforma indicou que a alteração reflete uma atualização feita pelo Geographic Names Information System, banco de dados oficial de nomes geográficos dos EUA.
A mudança não é global. Usuários do Google Maps no México continuam vendo a nomenclatura tradicional “Golfo do México”. Já em outros países, ambas as versões aparecem simultaneamente.
Além da renomeação do Golfo do México, o governo dos EUA também anunciou que a montanha Denali, a mais alta da América do Norte, voltará a se chamar Monte McKinley, revertendo uma decisão tomada em 2015 pelo governo de Barack Obama.
A decisão tem gerado debates, com críticos argumentando que a mudança de nomenclatura tem motivações políticas e nacionalistas, enquanto apoiadores afirmam que reforça a soberania e os interesses americanos na região.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am

