Washington, DC, Estados Unidos, 11 de janeiro de 2025, NHK News – O ex-primeiro-ministro do Japão, Suga Yoshihide, afirmou que é fundamental construir uma relação próxima entre o atual premiê japonês, Ishiba Shigeru, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para reforçar a aliança bilateral entre os dois países.
Suga, que participou do funeral de Estado do ex-presidente americano Jimmy Carter como enviado especial do governo japonês, conversou com jornalistas na quinta-feira (9) e destacou a importância de uma colaboração mais estreita com o novo governo americano.
“Para fortalecer ainda mais a aliança entre o Japão e os Estados Unidos, é desejável que Ishiba e Trump tenham uma relação tão próxima que possam se comunicar diretamente a qualquer momento”, declarou Suga. Ele acrescentou que acredita ser possível construir esses laços, desde que haja esforços mútuos.
Na véspera, Suga se encontrou com o senador americano Bill Hagerty, ex-embaixador dos EUA no Japão durante o primeiro mandato de Trump. Segundo o ex-premiê japonês, Hagerty garantiu que está disposto a contribuir para elevar a parceria entre os dois países.
Donald Trump assumirá o cargo de presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro, e analistas apontam que a construção de um relacionamento próximo entre Ishiba e o líder americano pode ser um fator estratégico para consolidar a posição do Japão em questões geopolíticas na região do Indo-Pacífico.
Suga concluiu ressaltando que a aliança entre o Japão e os Estados Unidos é um pilar essencial para a estabilidade e segurança globais, e que esforços diplomáticos são cruciais neste momento de transição no cenário internacional.
- Tropas venezuelanas fortemente armadas cruzam a fronteira com o Brasil - 23 de janeiro de 2025 10:19 am
- Trump suspende funcionários federais de programas DEI - 23 de janeiro de 2025 9:58 am
- Trump ameaça Rússia com tarifas por guerra na Ucrânia - 23 de janeiro de 2025 9:46 am